ATRESIA PULMONAR, MITRAL OU TRICÚSPIDE

Cardiologia Infantil

Cardiopatia Congênita 

Na circulação normal, o sangue chega ao átrio direito do coração através das veias cavas (superior e inferior), passando para o ventrículo direito pela valva tricúspide e é bombeado até os pulmões através da artéria pulmonar, passando pela valva pulmonar. Depois de oxigenado, o sangue volta ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares, passando para ventrículo esquerdo pela valva mitral, sendo bombeado para todo corpo pela aorta.

A Atresia ocorre quando há o não desenvolvimento ou malformação das valvas do coração (valva pulmonar, mitral ou tricúspide), que se apresentam completamente fechadas (impedindo a passagem de sangue por elas) ou com desenvolvimento muito rudimentar (muito pequenas ou não funcionam bem).ara o


Os sintomas de atresia das valvas podem ser cianose (pele azulada), sudorese, cansaço para respirar, respiração muito rápida, fraqueza para mamar, dificuldade de ganho de peso, acúmulo de líquido no corpo, arritmias e infarto. 

É uma cardiopatia congênita grave, que precisa ser diagnosticada ainda na maternidade e o bebê internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O tratamento é cirúrgico.

DRA. ALESSANDRA RIVETTI - CRM 141.208
Médica Pediatra, Cardiologista infantil, mãe do Bernardo e moradora de Alphaville
 
 
Como médica e como mãe, sei como é desafiador ter filhos. Por isso, valorizo o sentimento de cada mãe e procuro entender a realidade de cada família. Busco fazer diagnósticos, dar orientações e oferecer alternativas, com conhecimento e rigor científico e, acima de tudo, com ternura e compreensão.
Currículo
corakids alphaville pediatra.png
  • Instagram corakids alphaville
MENSAGEM
-

2019  por Consutti para  Dra. Alessandra Rivetti