COARCTAÇÃO DA AORTA (CoAo)

Cardiologia Infantil

Cardiopatia Congênita 

Na circulação normal, o sangue chega ao átrio direito do coração através das veias cavas (superior e inferior), passando para o ventrículo direito pela valva tricúspide e é bombeado até os pulmões através da artéria pulmonar. Depois de oxigenado, o sangue volta ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares, passando para ventrículo esquerdo pela valva mitral, sendo bombeado para todo corpo pela aorta.

A Coarctação da Aorta (CoAo) é uma cardiopatia congênita em que há o estreitamento da aorta, artéria que transporta sangue rico em oxigênio do coração para o corpo. Este estreitamento da aorta reduz ou obstrui o fluxo sanguíneo,

 

Normalmente a patologia está associada a outros problemas cardíacos e vasculares, e é diagnosticada e tratada ao nascimento, com uso de medicamentos e, se necessário, intervenção cirúrgica para ressecção da área estreita a aorta. 

Em casos de diagnóstico tardio, a criança apresenta sintomas como sopro cardíaco, pressão alta nos braços, pulso fraco nas pernas, pernas e pés frios, fadiga e falta de ar (especialmente com exercícios), pernas pouco desenvolvidas, dores de cabeça, tontura e dor no peito.

O diagnóstico é confirmado pelo cardiologista pediátrico através da história clínica e exame físico, associados a exames complementares como análise de sangue, RX de tórax, ecocardiograma, ressonância magnética e tomografia computadorizada do coraçãoSe não for tratado, o quadro pode levar à insuficiência cardíaca. O tratamento é feito com uso de medicamentos e, se necessário, intervenção cirúrgica (ressecção da área estreita da aorta, aortoplastia ou angioplastia).

PUERICULTURA DE CRIANÇAS CARDIOPATAS

Damos atenção ao desenvolvimento global do bebê, criança e adolescente com cardiopatia, examinando o paciente rotineiramente e orientando a família. Além de questões básicas como cuidado com o recém-nascido, amamentação, sono, introdução alimentar, hábitos saudáveis, exame físico, crescimento, ganho de peso e outros, fazemos o acompanhamento de questões específicas como:

. Suplementação alimentar

O bebê que cansa para mamar pode ter dificuldade para ganhar peso. Se necessário, orientamos sobre a introdução de suplementos alimentares específicos, para contribuir com o desenvolvimento adequado da criança. 

. Pressão arterial e Saturação de oxigênio

Aferimos rigorosamente a pressão arterial e o nível de oxigênio no sangue da criança cardiopata em toda consulta de rotina, investigando a causa em caso de alterações. 

. Imunização e Prevenção de doenças infecciosas: 

Toda criança cardiopata tem alteração na circulação sanguínea, em sua distribuição para os pulmões e para o organismo. Por isso, se torna mais suscetível a doenças infecciosas, principalmente respiratórias, podendo piorar a doença do coração. Para prevenir complicações, orientamos sobre vacinas específicas para pacientes de risco, além das que constam no Calendário Nacional de Vacinação. 

. Saúde dental

A manutenção da saúde dos dentes da criança cardiopata é foco da nossa atenção, para prevenir o risco de endocardite (entrada de microorganismos como bactérias ou fungos em tecidos do coração).

DRA. ALESSANDRA RIVETTI - CRM 141.208
Médica Pediatra, Cardiologista infantil, mãe do Bernardo e moradora de Alphaville
 
 
Como médica e como mãe, sei como é desafiador ter filhos. Por isso, valorizo o sentimento de cada mãe e procuro entender a realidade de cada família. Busco fazer diagnósticos, dar orientações e oferecer alternativas, com conhecimento e rigor científico e, acima de tudo, com ternura e compreensão.
Currículo
corakids alphaville pediatra.png
  • Instagram corakids alphaville
MENSAGEM
-

2019  por Consutti para  Dra. Alessandra Rivetti