É FUNDAMENTAL CONHECER FATORES PROMOTORES E FATORES DE RISCO PARA O
DESENVOLVIMENTO INFANTIL ADEQUADO
Sabemos que as capacidades do ser humano se modificam ao longo da vida. É um processo que se inicia desde a concepção e envolve vários aspectos: físico, neurológico, comportamental, cognitivo, social e afetivo.
"Normalidade" é uma ilusão.
A sequência de aquisições é ordenada e é igual entre os indivíduos, mas a velocidade das aquisições é diferente entre os diferentes indivíduos.
Existem variações normais do desenvolvimento típico.
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Marcos do desenvolvimento da criança

0 a 12 meses
O bebê aprende com o corpo e o ambiente
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Desenvolvimento motor: controle da cabeça, rolar, brincar com objetos, sentar, ficar em pé, movimento de pinça
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Desenvolvimento sensorial: interesse pelo ambiente e pela repetição de ações que produzem resultados agradáveis
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Desenvolvimento sócio-emocional: interação pela imitação, esconder e achar, falar e cantar, sentir o ritmo da música

12 a 24 meses
O bebê se torna uma criança
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Experimentação de novos comportamentos graças à maior mobilidade
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Originalidade na resolução de problemas
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Compreender e falar: depende do desenvolvimento cerebral e da interação social e pelos estímulos

24 a 36 meses
A criança desenvolve autonomia e independência
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Uso de símbolos e capacidade de resolver problemas
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Desenvolvimento rápido da linguagem
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Autoconsciência e interesse por outras crianças

3 a 5 anos
A criança ganha a compreensão do outro e das próprias emoções
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Aprimoramento da memória e linguagem, ainda com imaturidade cognitiva
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Aumento da independência, iniciativa e autocontrole
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O brincar torna-se mais imaginativo, mais elaborado e mais social
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Altruísmo, agressão e temor são comuns
PRINCIPAIS "SINAIS DE ALERTA"
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Dificuldade de interação – crianças que não buscam compartilhar os interesses
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Atraso de linguagem verbal e não verbal
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Falta de brincadeiras imitativas
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Interesses restritos
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Comportamentos que atrapalham a socialização e o cotidiano: impulsividade, desatenção,
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Baixa concentração, agressividade, medo excessivo, embotamento afetivo, irritabilidade
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Alterações de sono
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Distúrbios alimentares
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Auto-agressão
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Mudanças súbitas de comportamento e personalidade
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Delírios, alucinações, discurso desorganizado
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Uso de álcool e drogas
QUANDO HÁ SUSPEITA DE ATRASO OU PROBLEMA NO DESENVOLVIMENTO
É de extrema importância que se faça um diagnóstico preciso sobre o desenvolvimento infantil, para que não ocorram as consequências indesejáveis do rótulo de “doença” (alterando a forma com que os outros interpretam e tratam a criança e afetando sua auto-imagem) ou que o diagnóstico seja “indutor” do problema.
Novos e velhos problemas emocionais, comportamentais e de desenvolvimento infantil:
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Birras e acessos de raiva
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Tiques, manias e cacoetes
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Transtorno do Espectro Autista (TEA)
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Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
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Transtorno de conduta ou Transtorno Desafiador de Oposição (TOD)
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Fobia Escolar ou Fobia Social
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Transtorno de ansiedade generalizada
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Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)
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Depressão infantil
O diagnóstico e a abordagem terapêutica são interdisciplinares. Após a confirmação do diagnóstico, como pediatra, temos o papel de coordenar e gerenciar o cuidado com a criança.