MIOCARDIOPATIA DILATADA

Cardiologia Infantil

Cardiopatia Adquirida

Miocardiopatia (ou Cardiomiopatia) Dilatada é uma cardiopatia adquirida grave, decorrente de infecção, que afeta de forma importante a função e o tamanho do coração, principalmente do ventrículo esquerdo, que aumenta de tamanho e tem sua função deprimida. O músculo cardíaco fica tão fraco que não consegue enviar, satisfatoriamente, o sangue o pulmão e para o corpo.

 

A Miocardiopatia Dilatada normalmente é diagnosticada na fase da amamentação, sendo mais comum no primeiro ano de vida. Bebês com essa doença podem apresentar sintomas como cansaço, dificuldade para amamentação, sudorese extrema, principalmente na cabeça, baixo ganho de peso, infecções pulmonares de repetição, extremidades frias, pele com aspecto marmóreo (a pele fica bem pálida e aparecem facilmente os vasos sanguíneos), irritabilidade, diminuição de diurese, convulsões. Em casos mais avançados podem ocorrer arritmias (alteração no batimento cardíaco) ou até morte súbita.

 

Para diagnosticar a anormalidade cardíaca, pode ser solicitado RX de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma transtorácico, além de tomografia do coração, ressonância magnética ou cateterismo cardíaco.

 

O tratamento é medicamentoso e, caso não apresente resultados, pode ser indicado o Transplante CardíacoÉ fundamental o acompanhamento de rotina com o cardiologista pediátrico.

DRA. ALESSANDRA RIVETTI - CRM 141.208
Médica Pediatra, Cardiologista infantil, mãe do Bernardo e moradora de Alphaville
 
 
Como médica e como mãe, sei como é desafiador ter filhos. Por isso, valorizo o sentimento de cada mãe e procuro entender a realidade de cada família. Busco fazer diagnósticos, dar orientações e oferecer alternativas, com conhecimento e rigor científico e, acima de tudo, com ternura e compreensão.
Currículo
corakids alphaville pediatra.png
  • Instagram corakids alphaville
MENSAGEM
-

2019  por Consutti para  Dra. Alessandra Rivetti